terça-feira, 6 de abril de 2010

Projeto: Oficina de Publicidade







Leitura prévia do Caput I postado nesse blog. 


Introdução

As mídias populares hoje tem o papel de relatar fatos do cotidiano contribuindo com a conscientização do indivíduo em prol a melhoria de suas respectivas realidades, porém, essas por suas abrangências não retratam especificidades das maiorias das comunidades.
Pensando nessa premissa visamos alcançar os alunos e fazer com que os mesmos atuem como agentes interventores de seu meio de convívio A Oficina de Publicidade tem como objetivo fazer com que os alunos vejam os problemas ao seu redor, exponha seu ponto de vista e ilustrem uma forma de conscientizar e melhorar a população entorno.
Dando autonomia, a devidas proporções, resgatamos novas formas de diálogo e nutrimos nossa linguagem com a dos alunos, introduzindo assim em seu universo mais do que uma lição. Torna "a outra opção" uma opção palpável de sua sina e incentivar o crescimento seja qual for sua realidade e a real ambição desse projeto

Justificativa 

A intenção do trabalho é fazer com que os alunos participem do cotidiano da escola e da comunidade informando, cobrindo e especulando sobre o dia-a-dia do ambiente ao redor. Pretende-se, com mais maturidade, que o projeto atinja vários tipos de mídias. A primeira mídia a ser trabalhada é a internet, onde irá ser trabalhada a ótica do aluno sobre a sua realidade. Um debate também sera criado, onde será discutido o conceito de publicidade e a utilização no mundo de atual. No mesmo debate vamos discutir como os alunos podem tornar pública os problemas entorno e a importância de faze-lo. Uma das etapas também pretende trabalhar uma rádio da escola onde será levado as características publicitaria e culturais. 

Execução

Será trabalhado com os alunos os softwares Gimp (editor imagem), wintter (editor de texto), internet (ferramenta de pesquisa, hospedagem de mídias, blogs e espaços de comunicação individuais dos alunos). Deve-se montar cartazes com fotos tiradas pelos alunos ou imagens adquiridas na internet. O importante é que ilustre o que querem passar através do folheto publicitário Quanto menos o instrutor intervir no processo criativo do aluno, mais perto chegara da realidade do mesmo. 
Nas primeiras aulas práticas será necessário a aplicação dos softwares para que os usuários tenham domínio das tecnologias. Após as aulas práticas, inicie um processo de incentivo das idéias, na qual os alunos possam exercitar a criação e tornar o projeto reflexo do que sejam. Se optar pelo método em que o aluno monte toda a campanha é importante que o próprio tire e confeccione as fotos. Todo esse processo deve estar de acordo com a questão ética e harmoniosa da escola. 
O ideal é que a publicação seja feita na comunidade com as permissões legais dos envolvidos. A vinculação de imagens não pode expor o aluno e deve ficar claro em uma propaganda que use amostra de armas e drogas que as ilustrações são apenas cinematográficas.
Uma modulação interessante é a criação de equipes dentro do mesmo trabalho o que pode gerar um cartaz por turma por exemplo. Nesse módulo pode-se trabalhar meios de comunicação via internet como correio eletrônico, Twitter, sites sociais e bate-papo. As equipes podem ser separadas 
Atendimento: Responsável pela comunicação. É o profissional de atendimento que apresenta peças e campanhas e planejamentos de distribuição e vinculação.
Mídia: Elabora o planejamento e a divulgação pela mídia, de modo a atingir melhor cobertura e freqüência com o mínimo de gastos ao público-alvo esperado.
Planejamento: O profissional de Planejamento é responsável pela criação do plano de comunicação e fatores macro ambientais e micro ambientais. Tudo isso para traçar com precisão as metas e objetivos do público a curto, médio ou longo prazo.
Criação: Este departamento é composto pela dupla de criação, formada pelo diretor de arte, que é o responsável pela parte visual das peças publicitárias e pelo redator, responsável pela criação dos textos (títulos, slogans e outros textos), esta dupla é coordenada pelo Diretor de Criação. É deste departamento que saem as idéias para os anúncios.
Produção: Neste departamento, que é dividido em produção gráfica e produção eletrônica (ou RTVC), são feitos todos os contatos com os envolvidos em potencial.
No caso de uma possível criação de video, é preciso sites de vinculação ou blogs própios para a divulgação na comunidade. Envolva nessa modalidade noção de teatro e edição de video e som.
Objetivo 
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação;
Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-a-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito






Por Franz G. Piragibe





bibliográfia:
  • Índios e castanheiros (com Roberto da Matta, 1967),
  • CALAZANS, Flávio Mário de Alcântara. Propaganda subliminar multimédia. São Paulo: Summus, 1992.
  • Cultura: Um conceito antropológico (1986),
  • DURIGAN, P. L. Publicidade comparativa: informação persuasiva e concorrência.
  • Hisgail, Fani; Biografia Sintoma da Cultura; Hacker Editores; 1997; ISBN 85-86179-08-6.
  • COELHO, Daniele Maria Teixeira. A publicidade comparativa e seu tratamento legal. Revista Forense, São Paulo, v. 354, 2003
  • Sites
    www.scielo.org






0 comentários: